Testes Aprovados - SBNPp

Testes Aprovados pela SBNPp

  • Teste Reação de Régua: Manual de Avaliação Tempo de Reação de Régua

    O Teste de Tempo de Reação com Régua é um instrumento prático e acessível que avalia a velocidade com que uma pessoa responde a estímulos visuais, fornecendo insights valiosos sobre a eficiência dos processos neurológicos subjacentes. A relação entre tempo de reação e habilidades cognitivas, como atenção e funções executivas, é especialmente importante para o desempenho acadêmico e a aprendizagem. Estudos demonstram que essa medida está intimamente ligada a funções cognitivas essenciais para o sucesso escolar, incluindo a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva. Esse teste é particularmente indicado para detectar dificuldades atencionais e de coordenação motora em crianças e adolescentes, permitindo o desenvolvimento de estratégias personalizadas de intervenção educacional e terapêutica.

  • Teste ENTHAM: Manual de Aplicação da Escala Neuropsicopedagógoca de Triagem da Aprendizagem Matemática

    O contexto atual no Brasil é preocupante e tem se tornado um desafio para o setor educacional, como comprovado por pesquisas. Diante desse cenário, nós autores, criamos a Escala Neuropsicopedagógica de Triagem das Habilidades da Aprendizagem Matemática (ENTHAM), que apoia-se nos estudos da Neuropsicopedagogia e na sondagem dos conteúdos essenciais para a aprendizagem matemática que um aluno de 6 a 9 anos necessita dispor. A carência por instrumentos de sondagem da aprendizagem matemática foi comprovada por nós autores, de acordo com levantamento bibliográfico. Essa escala, segundo aplicações realizadas em diversos estados brasileiros, com alunos dessa faixa etária já citada anteriormente, nos trouxe resultados bem satisfatórios quanto ao diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos mesmos. Dessa forma, nossa triagem é um panorama para que os professores possam realizar intervenções e melhorar o ensino da matemática. Através dos dados estatísticos coletados, entendemos que essa escala tem muito a agregar no ensino da matemática, podendo sim diminuir o fracasso escolar e auxiliar os professores em suas práticas em sala de aula. Preocupados em tornar este instrumento de triagem robusto, ainda abordamos temáticas como: aprendizagem da matemática e funcionamento do cérebro com relação à matemática unindo os estudos da Neuropsicopedagogia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos que ambos se relacionam e contribuem para que o ensino no nosso país evolua e proporcione aos alunos um ensino de qualidade em que todos têm este direito constituído por leis.

  • Teste ETVE: Escala de TriagemVisuomotora para Escolares

    Diante das demandas do mundo contemporâneo e das dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem nos mais diversos ambientes, em 2016 foi criado o Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG, voltado para atuar nas áreas de ensino, extensão e pesquisa das dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento numa perspectiva neuropsicopedagógica. O LIEENP promove ações em diferentes estados do Brasil que permitem fechar a lacuna entre pesquisa e prática pedagógica, considerando de vital importância a transformação de salas de aula e ambientes educacionais a partir da evidência científica. Apresentamos, assim, a Escala de Triagem Visuomotora para Escolares (ETVE), um instrumento cientificamente validado, criado pelo LIEENp - Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG.

  • Teste Fotolinguagem: Avaliação da Linguagem Oral e Escrita na Perspectiva da Fotolinguagem – FTL

    O Manual do Teste FTL é a ferramenta essencial para profissionais da educação e saúde que buscam identificar e melhorar as habilidades de linguagem oral e escrita. Baseado em mais de 20 anos de pesquisas, ele utiliza o poder das imagens para desbloquear a expressão de indivíduos que enfrentam dificuldades comunicativas, trazendo uma abordagem inovadora e eficaz. Dividido em seções que abrangem desde a fundamentação teórica até as orientações práticas, o manual oferece um guia completo para aplicar o teste e propor intervenções personalizadas. Muito mais do que um recurso técnico, ele é uma ferramenta poderosa para transformar a abordagem do desenvolvimento da linguagem em diferentes níveis de ensino, desde a educação básica até o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inclui também o Caderno de Aplicação, um complemento indispensável que oferece diretrizes claras para a aplicação do teste em diferentes contextos educacionais, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos. Com ele, você terá em mãos um recurso prático e adaptável para avaliar e desenvolver a linguagem em todas as faixas etárias. Combinando teoria e prática, o Manual e o Caderno de Aplicação formam um conjunto completo e acessível para guiar profissionais na identificação precoce de dificuldades linguísticas, propondo intervenções eficazes e promovendo o crescimento comunicativo.

  • IAR: Manual de Aplicação e Avaliação

    O IAR Manual guia o avaliador para aplicação do IAR caderno de respostas no qual o aluno realiza o teste. O lAR é constituído por uma série de situações em que o aluno deve emitir respostas escritas ou verbais, podendo ser aplicado coletiva ou individualmente. Para ambos os casos, o lAR foi confeccionado na forma de um caderno de manuseio individual pela criança, o qual poderá posteriormente arquivado.

  • Teste 9 Hole Peg Test: Teste Padronizado de Avaliação daHabilidade Visuomotora e Manual de Aplicação

    Para identificar dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes, é essencial avaliar as habilidades visuomotoras, que impactam a organização espaço-temporal e o desenvolvimento de leitura, escrita e habilidades matemáticas. Por meio de um tabuleiro com nove furos e um container com nove pinos, o 9 Hole Peg Test é um teste padronizado, quantitativo e validado para a população brasileira de 4 a 14 anos, que avalia, de forma objetiva, a integração visuomotora. É utilizado para medir a destreza dos membros superiores (braço e mão) por meio de uma tarefa que envolve processos motores, perceptivos, cognitivos e sensoriais, enfatizando a velocidade de execução.